Gostamos de pensar em produção textual como a capacidade de dizer, de ter algo a dizer. “Ter o que dizer” é essencial para o êxito do exercício de escrever; “ter o que dizer” é estar pronto para assumir posturas, estabelecer críticas, metamorfosear ideias e comportamentos; “ter o que dizer” demarca a polissemia e as múltiplas possibilidades que a escrita invoca.
Palavra, escrita, mito, criação, processo, repertório. A essas palavras podemos acrescentar outras, mas acreditamos que a série que formam já nos lança a uma árdua tarefa: como ter o que dizer e saber colocar no papel o que povoa nosso pensamento?
Sem dúvida, acreditamos que escrever é o contrário de se alienar; é o contrário de ser doutrinado e apenas reproduzir as realidades sob retinas alheias; escrever é descobrir-se partícipe de transformação.
Portanto, “ter o que dizer”, é um espaço de fruição, de deixar a palavra tagarelar, sob o efeito da possibilidade de contato com o outro e consigo mesmo; é ter conteúdo para que as tagarelices sejam produtivas, coerentes, originais, progressivas. Para “ter o que dizer” é preciso pensar, ter muita inquietação e escrever! Escrever para e em qualquer situação, não apenas para Enem, mas saber o que dizer sempre e para sempre!
Para estabelecer a capacidade de “ter o que dizer”, trabalhamos aulas teórico-práticas que consistem na discussão das temáticas
atuais, interpretação e produção textual, como também, apresentação de documentários, debates, aulas discursivas, refletindo temas que fazem parte da realidade da sociedade. Dessa forma, alargamos o repertório e a reflexão, uma vez que, ao buscar o esgotamento de um tema, o aluno sente-se mais seguro intelectualnete e, consequentemente, articula com mais clareza e concisão as suas ideias.
Quais as vantagens de nosso método de produção textual que gera resultados de sucesso?
> proporciona, através da leitura, a oportunidade de alargamento dos horizontes pessoais e culturais, garantindo a sua formação crítica e emancipadora para enfrentar qualquer processo seletivo ;
> estimula a capacidade de identificar informações, produzir conteúdos a partir da compreensão de conceitos e utilizá-los para refletir e transformar realidades;
> desenvolve a diversidade comunicacional, ou seja, a capacidade de transmitir informações e conceitos relevantes;
> promove o aprimoramento da capacidade de pesquisa (de forma independente e autônoma);
> estimula a capacidade de revisitar conhecimentos e concepções para construção de novos saberes;
> exercita a capacidade de tirar conclusões, argumentar, acolher argumentos contrários e produzir novos conhecimentos.
LEITURA E ESCRITA
Para que seja possível produzir um bom texto é necessário que existam boas condições de produção. É preciso fornecer ao aluno as possibilidades para que ele possa produzir. E por tratar-se de um trabalho de reflexão individual e/ou coletiva que exigem várias habilidades, o nosso papel é criar situações interlocutivas propícias para que o estudante aprenda a escrever melhor seus textos. Nesse sentido, traçamos um caminho metodológico leitura/escrita que possibilita a ampliação do conhecimento e do vocabulário, a melhora da capacidade de escrita e contribui para a formação do senso crítico durante o processo.
NARRATIVA
Narrar é uma forma de impedir a cegueira humana. Conforme Roland Barthes, mestre no estudo da narrativa, "a narrativa está presente em todos os tempos, em todos os lugares, em todas as sociedades, começa com a própria história da humanidade. (...) é fruto do gênio do narrador ou possui em comum com outras narrativas uma estrutura acessível à análise". A narrativa é um dos vários aspectos da Literatura estudados por nós.
ARGUMENTAÇÃO
No processo da escrita dissertativo-argumentativa, os estudantes têm preparado seus discursos sob esquemas que se distanciam dos que são inerentes à argumentação (tese-argumentos-conclusão) e do uso de sequências argumentativas gerais (indução, dedução, raciocínio causal e raciocínio dialético). Decorrente dessa prática, não conseguem apresentar argumentos convincentes em torno da tese proposta; parece que não conseguem projetar um plano de redação que possibilite a organização do que se pretende defender.
Assim, aperfeiçoar os processos de compreensão e de produção de textos argumentativos permitirá aos estudantes observar, principalmente, questões ligadas à estrutura do texto dissertativo-argumentativo clássico: introdução, desenvolvimento e conclusão. No entanto, apenas isso não qualifica como de excelência um texto. É necessário bem mais! É fundamental aproximá-los das teorias, na medida em que elas contribuem para a resolução de problemas ou de tarefas particulares relacionadas à compreensão e à produção textual.
REPERTÓRIO
Elemento importante para qualquer redação! É requisito fundamental para que o estudante atinja as notas mais altas na construção textual! Configura-se como toda e qualquer informação, fato, citação ou experiência vivida que, de alguma forma, contribui como argumento para a discussão proposta pelo autor da redação.
PROJETO DE TEXTO
O conceito de projeto de texto é definido por Abaurre (2012) como um esquema geral da estrutura de um texto, no qual se estabelecem os principais pontos pelos quais deve passar a argumentação a ser desenvolvida. Por meio dele, há garantia de que o texto final seja articulado, claro e coerente.
INTERPRETAÇÃO
A construção de um texto requer que o indivíduo seja capaz de interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos corretamente, contextualizando-os em relação ao tema proposto e, principalmente, em relação ao seu ponto de vista.
Para interpretar bem:
- Desenvolva o gosto pela leitura;
- Aumente o seu vocabulário;
- Não se deixe levar pela primeira impressão;
- Perceba que as questões de interpretação podem estar voltadas só para um determinado trecho, ou referir-se ao conjunto, às ideias gerais do texto;
- Saiba que há questões que pedem conhecimento fora do texto. Seu repertório é essencial;
- Tenha a paciência necessária para ler e compreender o que há nas linhas: Não existem entrelinhas!!!
- Leitura e escrita
- Narrativa
- Argumentação
- Repertório
- Projeto de texto
- Interpretação